Qua, 18 de julho de 2018, 14:35

UFS premia vencedores do Hackathon Aracaju e São Cristóvão
Maratona tem objetivo de propor soluções tecnológicas por meio da participação cidadã
A maratona recebeu mais de 70 inscrições; ao final, as três melhores equipes foram premiadas  (Fotos: Adilson Andrade/Ascom UFS)
A maratona recebeu mais de 70 inscrições; ao final, as três melhores equipes foram premiadas (Fotos: Adilson Andrade/Ascom UFS)

A tarde da terça-feira, 17, foi de celebração na Universidade Federal de Sergipe. Os vencedores do Hackathon receberam suas premiações pela maratona tecnológica realizada no último mês de junho. O Hackathon UFS HU Aracaju e São Cristóvão reuniu mais de 30 competidores e as três melhores equipes foram premiadas em cerimônia realizada na Sala dos Conselhos, na Reitoria.

Veja as fotos do evento.

De acordo com o professor Rogério Patrício, o Hackaton é uma oportunidade para os alunos vivenciarem na prática a aplicação das teorias e técnicas junto aos seus clientes. Rogério aproveitou para parabenizar os participantes e revelou satisfação pelos resultados da maratona de programação e inovação. “Nós vimos esses maratonistas suarem muito durante o Hackathon e o resultado é que temos trabalhos de muita qualidade frutos desse projeto”, falou.

Um dos objetivos do Hackathon é também o de encontrar soluções tecnológicas para a população, como explica Rogério. “Quando a gente define temas para a maratona, a gente tenta também escutar da comunidade as principais demandas, sejam elas relativas ao meio ambiente, à segurança, à infraestrutura”, concluiu.

Premiados

O primeiro lugar ficou para o desafio “Divulgação de Ações e Pesquisas em Andamento no HU e na UFS”. Davi Santos Freire faz parte da equipe vencedora e revela que o Hackathon foi uma experiência enriquecedora. “Eu nunca tinha tido nenhum tipo de vivência nesse tema. O Hackathon nos colocou no âmbito profissional e tivemos realmente contato com o mercado”, disse o estudante.

O projeto “Divulgação de Ações e Pesquisas em Andamento no HU e na UFS" ficou em primeiro lugar.

O desafio “Gestão Eletrônica das Ações e Programas de Bolsas na UFS” ficou com a segunda colocação. Diego Armando, professor substituto da universidade, é um dos maratonistas da equipe e exaltou o projeto. “Na minha época de graduação, não tinha esses eventos que fazem integração dos alunos e que os colocam diante de problemas reais. A gente sente falta da parte prática e foi por isso que eu decidi fazer parte como maratonista”, falou.

Já o terceiro lugar ficou com o desafio “Prevenção e Suporte aos Cidadãos Universitários do HU contra Doenças Depressivas”. Igor Gonçalves e Leonardo José são membros da equipe. “O Hackathon levou a gente a produzir algo concreto, um produto em todas as fases em um curto período de tempo. O tempo foi um impulsionador muito grande porque o maior desafio do projeto é você transformar aquele produto em algo viável”, explicaram.

O desafio “Prevenção e Suporte aos Cidadãos Universitários do HU contra Doenças Depressivas” completou o pódio na terceira colocação.

Os três primeiros colocados receberam prêmios em dinheiro de R$ 3 mil, R$ 2 mil e R$ 1 mil, respectivamente, fornecidos por patrocínios privados.

No total, foram 76 inscritos. Destes, 32 foram selecionados e transformados, posteriormente, em oito equipes. Cada equipe era composta por dois estudantes de Computação e dois multidisciplinares, de demais departamentos relacionados.

E já existem outras edições do Hackathon para acontecer ainda este ano. Confira:

Hackathon UFS Lagarto

Data: 14 a 16 de setembro